sábado, 9 de abril de 2016

A história do Arrocha

Arrocha





Simbolo do Arrocha
Informações gerais
Origens estilísticasSerestaBrega
Contexto culturalCandeiasSalvadorSimões Filho.
Instrumentos típicosTeclado, Guitarra, Saxofone.
PopularidadeMuito popular no Brasil, principalmente na região Nordeste
Subgêneros
Arrocha Romântico, Arrocha Universitário, Mela cueca.
Gêneros de fusão
Música Brega
Cenas regionais
BahiaSergipeAlagoasPernambucoBrasil
Arrocha é um gênero musical e dança brasileira
 originário da Bahia.
Ele veio proveniente da seresta, influenciado pela música brega e o estilo romântico, com modificações que o tornaram, segundo seus adeptos, mais sensual. Estilo musical originário da Bahia, nasceu na cidade de Candeias. Não é necessário ser tocado por uma banda completa, normalmente são usados: um teclado arranjador, um saxofone e uma guitarra.

Índice

 

História

Em 2004,o arrocha começou a ganhar espaço em muitas rádios baianas. Porém, surgiu uma grande polêmica na época em relação ao arrocha como "movimento musical", já que continha letras pouco elaboradas.

Alguns nomes ajudaram a difundi-lo e hoje são de reconhecimento nacional: Amor Intenso, Tayrone Cigano, Asas Livres, Grupo Arrocha, Márcio Moreno, Silvanno Salles e a considerada "rainha do arrocha", Nara Costa. As letras tem muito em comum com o Brega, com a adição de sons de Teclado e batidas eletrônicas, e o ritmo faz grande sucesso particularmente nas regiões Norte e Nordeste.
O termo "arrocha" é recente, mas a música em si já existia desde meados dos anos 70, quando admiradores de Odair JoséReginaldo RossiFernando Mendes e Waldick Soriano, na medida em que compravam um teclado eletrônico, passaram a cantar as músicas de seus ídolos em bares e boates, em regiões suburbanas ou interioranas no país.
Após algum anos,apesar ainda continuar firme, o ritmo foi sendo esquecido pela mídia em geral. No final dos anos 90, empresários do ramo musical perceberam no seu grande apelo popular uma grande oportunidade de lucro, e a partir daí surgiu o primeiro ídolo, já nos anos 2000, chamado Lairton, alcunhado de "Lairton e seus teclados", que ficou conhecido com a música "Morango do Nordeste" (apesar da mesma não ser de sua autoria).
Com a simplificação dos sistemas de mixagem e fabricação de CDs,vários grupos menores surgiram,o que ajudou a difundir o "movimento". No entanto, apesar do sucesso nas camadas mais pobres, o Arrocha ainda enfrenta grande preconceito entre a classe média, que simplesmente não a considera um gênero musical por conta de suas composições que constantemente retratam problemas da vida amorosa.
Muitos cantores se destacaram cantando Arrocha, como Sandra Cristina,Grupo Belo Ser,Tayrone Cigano,Roberto Bessa, Nara Costa, Silvano Salles, Márcio Moreno, Naylton Santanna, Daniel e& Donival Linns, Ondas livres , Hélio Fernandes , Grupo Só Querer,Asas Livres, Grupo Arrocha, Tatal Matos, Trem Xônado, Toque Novo, Latitude 10, Bonde do MalucoLéo MagalhãesNinjas do ArrochaKuarto de Empregada, Ardente Paixão , Saulo Calmon, Pablo a voz Romantica, Paula e a Mulherada, entre outros.

Expansão

Em 2011 foi criado o Site AcervoArrocha , Portal do Arrocha , NS Radio Online e Outros  para divulgação do gênero em todo mundo, o site tem como base a divulgação musical de bandas, cantores, grupos, informativos e tudo sobre o Arrocha.
O crescimento de fãs do ritmo contagiante é notável, tendo sido ouvido principalmente na Ásia, Europa, e até na África. Com a criação do site vários países descobriram o Arrocha dando inicio assim a expansão do Arrocha em todo mundo.
Estima-se que no final de 2012 o Gênero Arrocha seja um dos mais tocados no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário